The Making of: Este Relatório


Esta é a sessão de papo jogado fora num texto aparentemente sério.
Este relatório em HTML do trabalho demorou um tempinho para sair mais por preguiça minha do que por qualquer outro motivo. Eu estava enrolando por que não queria ter que digitar aquele monte de comando HTML na marra. Também não queria usar nenhum programa de edição por que não tinha nenhum que me agradasse.
Resultado: O tempo acabou e eu tinha que fazer, de um jeito ou de outro. Solução: Como eu gosto de VI, resolvi criar um conjunto de macros de acentuação para ele. E é este conjunto que eu estou usando agora. Ficou bem mais prático escrever assim.
O conjunto de macros (ainda incompleto, mas muito útil) simula os códigos de acentuação do MS-Windows. Exemplo: Para obter uma letra 'ã', basta digitar a tecla '~' e a tecla 'a'. Da mesma forma, o 'ç' é obtido com ''' e 'c'. Simples não ?
Ah sim, o ambiente. Todo mundo gosta de saber em qual ambiente foi feita uma página. Pelo menos eu sempre tenho esta curiosidade. Bem, como já disse, o editor foi o VI, então o ambiente não é integrado. Depois de várias tentativas cheguei ao uma situação que acho foi a melhor que pude encontrar.
Entro numa sessão de MS-Windows, com uma janela de telnet para um host Unix e um Netscape rodando. Com o telnet chamo o VI e edito os arquivos fontes em HTML no host Unix. Como os arquivos já estão direto no lugar de onde podem ser lidos, com o Netscape passo a fazer a leitura dos dados, exatamente como eles serão vistos por pessoas em qualquer lugar do mundo. Ou seja, todos os meus dados estavam sendo alterados em tempo real. Muda aqui e vejo dali, instantaneamente.
Como eu sempre digo, viva a conectividade. Deve ser por isso que eu estou fazendo mestrado na área de redes.

Humm, e não posso esquecer o memorial mail que mandei para o prof., informando sobre o término do trabalho. É claro que o texto é original, incluindo as âncoras e os acentos. Copia literal do mail...

Realmente, acho que eu estava mais do que traumatizado com esta linguagem de escrever páginas WEB. Será que isso algum dia vai substituir o LaTeX ?


Copyright © 1995 by Jonny