O que é o NetMask ?


Como muita gente estava me perguntando o que é e para que serve o netmask, resolvi colocar este breve link para tentar explicar de uma forma coloquial. Espero que consiga chegar a este objetivo.

Em toda máquina que fala o protocolo IP, cada interface de rede deve ser configurada com pelo menos dois números. O endereço IP e o netmask.
O endereço IP identifica aquela interface unicamente dentro da rede IP. Para fins de roteamento e entrega de datagramas, o número, constituído de 32 bits, é dividido em campo de identificação da rede e campo de identificação do host. Como as redes no mundo são muito heterogêneas, foi necessário se criar a idéia de classes.
O problema é que uma rede pode estar dividida em sub-redes. O que fazer com os vários departamentos e divisões do setor ? A solução para isto foi permitir que o endereço IP pudesse ser de novo dividido. Assim nasceu o netmask.
O netmask é, literalmente, uma máscara de bits que divide quais bits representam um número de rede e quais representam um número de host. Vejamos um exemplo prático. Na UFRJ, temos um endereço de rede 146.164.0.0, com um netmask de 255.255.255.192. Isto significa que temos: 16 bits identificando a rede UFRJ, 10 bits identificando a sub-rede e 6 bits identificando o host. Isso dá um total de 1022 sub-redes, cada uma com até 62 máquinas (Os números não são potências exatas de 2 por que os endereços com tudo 0 e tudo 1 são reservados).


Copyright © 1995 by Jonny