Descobrindo o Próprio IP Addr


Suponhamos uma máquina diskless, de boot remoto. Agora suponhamos que tenhamos várias máquinas semelhantes, que poderiam compartilhar os mesmos arquivos de boot remoto.
Essas máquina teriam um problema sério, que é a determinação do seu prórpio endereço IP. Como o sistema operacional é comum a todas, o endereço não pode ser descrito por um arquivo do sistema.
Mais ainda, para evitar a complexidade da criação de novos protocolos proprietários, a maioria destas máquinas diskless se utiliza do próprio IP para carregar o sistema operacional. Então, o endereço IP é necessário antes mesmo de se ter acesso a algum arquivo.
Como vemos então, o problema é semelhante ao do ARP, mas de forma invertida. Temos um endereço físico, gravado pelo fabricante do adaptador de rede, e desejamos obter um endereço lógico, referente ao protocolo usado no bootstrap.
A primeira solução que vem à cabeça é a fixa, ou seja, gravar o endereço fisicamente na máquina. Obviamente isto não é muito prático, gerando problemas de gerenciamento.
Uma solução dinâmica, sugerida pela RFC903 é a seguinte: A máquina envia um pacote em broadcast perguntando qual é o seu endereço lógico, e um servidor, que fica monitorando a rede, responde em função de uma base de dados local.
Com isso, foi criado o RARP, assunto do próximo capítulo.


Copyright © 1995 by Jonny